LOGO_Secretario_Sustentavel.png

Informativo do projeto Secretário Sustentável

Outubro de 2021

Começou a capacitação dos jovens de Secretário

No último dia 20 de outubro, aconteceu a aula inaugural do projeto de Educação Ambiental "Guardiões Ambientais", do Movimento Secretário Sustentável. Foram selecionados 12 adolescentes e jovens locais que durante oito meses terão aulas conceituais e práticas nas temáticas sobre água, lixo, biodiversidade local e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Foi uma noite de muita alegria na qual além dos alunos, os pais participaram do encontro. Também estiveram presentes, Victor Valente, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Eduardo Pinheiro, do Instituto Estadual do Ambiente (INEA).

WhatsApp Image 2021-10-21 at 12.43.41.jpeg

Cabines da

Guarda Civil Municipal

O início das obras das cabines da Guarda Civil Municipal começará na primeira quinzena de novembro. Até lá, as licenças da prefeitura estarão liberadas. O projeto prevê a construção de uma cabine no centro de Secretário e a outra na estrada da Rocinha, próximo à cachoeira.

Praça:

fachada 2.PNG

Estrada da Rocinha:

fachada frontal gm.PNG
fachada.PNG

Início das obras

As últimas semanas de chuvas que tanto esperávamos por conta da forte seca, adiou o início das obras na estrada da Rocinha, próximo à cachoeira. O contêiner que será a base dos trabalhadores já está no local e, em breve, iniciaremos as obras da escada de acesso ao Poção com pavimentação e corrimão, o que dará mais segurança aos moradores e visitantes. Paralelamente, acontecerá a construção da nova lixeira em frente à cachoeira, um projeto que tem como objetivo organizar o recolhimento, evitar que animais espalhem o lixo e também disponibilizar compartimentos para materiais recicláveis.

WhatsApp Image 2021-10-21 at 13.41.33.jpeg

Agosto de 2021

Construção das cabines da Guarda Civil Municipal

Após dois meses de trabalho voluntário de um arquiteto e de um engenheiro de elétrica e de hidráulica, protocolamos na prefeitura as plantas arquitetônicas ( planta baixa, cortes, elétrica e hidráulica) das cabines da guarda civil municipal a serem construídas na Praça de Secretário e na Estrada da Rocinha. Aguardamos agora a licença para a iniciarmos as obras e também a instalação de pontos de energia elétrica e de água nos locais. O vereador Junior Paixão e sua equipe estão nos apoiando nas ações junto ao poder público.

Inscrições para o curso "Guardiões Ambientais"

As inscrições para o curso de educação ambiental e formação de “Guardiões Ambientais” encerram no dia 31 de agosto. Estão sendo disponibilizadas 12 vagas para adolescentes e jovens locais e aulas começarão no dia 15 de setembro. A capacitação terá 4 meses de aulas conceituais e 4 meses de aulas práticas.

Revegetação das margens da cachoeira da Rocinha

O projeto de revegetação das margens da Cachoeira da Rocinha começará em novembro mais próximo da chegada das chuvas.

Universidade Rural e o Projeto Secretário Sustentável

O Instituto Caminho da Roça (ICR) firmou uma parceria com a Universidade Rural, no âmbito do Mestrado de Práticas Sustentáveis, para o desenvolvimento de um estudo de caso sobre Planejamento Territorial do bairro de Secretário. A professora Yara Valverde é uma das supervisoras do trabalho que tem como proposta realizar, entre outras atividades, um diagnóstico socioeconômico da região. Trata-se de uma atividade acadêmica, cujos levantamentos e resultados poderão contribuir para a construção de políticas públicas e investimentos privados futuros.

Saneamento

O Projeto Secretário Sustentável vem conversando com representantes da empresa Águas do Imperador em busca de apoio as ações locais e também para reforçar a necessidade de implementação de um projeto de saneamento no bairro e consequentemente a limpeza do rio que corta a praça do bairro. Importante ressaltar que saneamento é um item básico de cidadania e uma questão de saúde.

O movimento Secretário Sustentável é uma iniciativa público/privada. Os recursos aplicados nos projetos estão sendo arrecadados com os moradores e sitiantes.

FAÇA PARTE DESTE MOVIMENTO!
 

CONTA PARA DEPÓSITO:

Banco do Brasil - 001

Ag. 3159-3

Cc 22.426-X

Instituto Caminho da Roça

CNPJ: 33.643.051/0001-90 (PIX)

Obs: Substituir o “X” do dígito por “0” se necessário