Da Roça ao Prato Sem Desperdício
Campanha de divulgação e atividades relacionadas ao reaproveitamento de alimentos, contra o desperdício de água e de energia. Parceria com a diretoria de Agricultura de Petrópolis.
-
Enquanto uma em cada sete pessoas no mundo sofre de desnutrição, um terço de toda a comida produzida pelo sistema agrícola global de alimentos é perdida a cada ano ( Nações Uunidas, PNUMA)
-
66 toneladas por segundo de alimentos são desperdiçados no mundo
-
13 milhões de pessoas ainda passam fome no brasil
1 Tonelada de alimentos sobram por cada dia de feira em petrópolis
A meta dos objetivos desenvolvimento sustentável da ONU :
Reduzir a metade o desperdício de alimentos até 2030
Esta campanha é uma iniciativa do AgroSerra, Associação dos Feirantes de Petropólis, Conselho Municipal de Segurança Alimentar (COMSEA) , Diretoria de Agricultura de Petrópolis e Emater .
Dicas para evitar desperdício em sua casa
Planejar a compra – muitas pessoas adquirem uma grande quantidade de determinados produtos sem precisar deles.
Uso das sobras – buscar informações sobre como reaproveitar os alimentos que sobram, talos de verduras, cascas e sementes.
Armazenar corretamente os alimentos – seguir as instruções para conservar os alimentos pelo maior tempo possível, observando sempre a data de validade.
Calcular as porções – antes de preparar a refeição, contar o número de pessoas que vão comer para evitar o desperdício.
Cuidados com o manuseio – é comum que as pessoas escolham alimentos, especialmente legumes e frutas, apalpando-os. Muitas vezes, a falta de cuidado faz com que o alimento seja devolvido para as gôndolas “machucado”, e a tendência é de não ser mais consumido.
DICAS PARA EVITAR DESPERDÍCIO EM SUA CASA
Planejar a compra – Muitas pessoas adquirem uma grande quantidade de determinados produtos sem precisar deles.
Uso das sobras – Buscar informações sobre como reaproveitar os alimentos que sobram, talos de verduras, cascas e sementes.
Armazenar corretamente os alimentos – Seguir as instruções para conservar os alimentos pelo maior tempo possível, observando sempre a data de validade.
Calcular as porções – Antes de preparar a refeição, contar o número de pessoas que vão comer para evitar o desperdício.
Cuidados com o manuseio – É comum que as pessoas escolham alimentos, especialmente legumes e frutas, apalpando-os. Muitas vezes, a falta de cuidado faz com que o alimento seja devolvido para as gôndolas “machucado”, e a tendência é de não ser mais consumido.